Após 7 anos do lançamento, Microsoft anuncia o fim da produção do Kinect

Lançado em novembro de 2010, o sensor de movimentos Kinect, da Microsoft, teve a sua fabricação encerrada em outubro de 2017, de acordo com Alex Kipman, criador da ferramenta da empresa, em entrevista ao site da revista “Fast Company”. O acessório foi desenvolvido para o Xbox 360 e Xbox One.

Após 7 anos do lançamento, Microsoft anuncia o fim da produção do Kinect (Foto: Xbox/Reprodução)
O Kinect foi chamado de “Project Natal”, pois Alex Kipman escolheu a cidade de Natal como um tributo ao Brasil, país de origem do criador. Outro motivo que levou o acessório a ter esse nome é que Natal significa “Nascer” em latim.

Sensor de movimentos foi lançado para o
Xbox 360 e o Xbox One (Foto: Microsoft/Divulgação)
A ferramenta tem cerca de 23 cm de comprimentos e possui como recursos principais uma câmera RGB, que faz o reconhecimento facial do gamer que está no controle, um sensor de profundidade em infravermelho, um microfone embutido, um processador e um software próprio, e uma precisão para detectar 48 pontos de articulação dos jogadores.

Apesar de toda essa tecnologia, o Kinect não conseguiu se manter no mercado, sendo um dos fatores que contribuiu para o encerramento da fabricação do produto. Entretanto, mesmo com o fim da produção, a Microsoft seguirá oferecendo suporte aos jogadores. Desde o lançamento, o acessório vendeu 35 milhões de unidades.

Mesmo sendo uma novidade na época do lançamento, o Kinect logo foi deixando de ser adquirido, pois a ferramenta não possui jogos de peso, que faça com que os gamers se interessem pelo acessório. Outro ponto que fez diminuir as vendas do Kinect foi quando o Xbox One deixou de ser vendido junto com o acessório.

Por isso, em outubro de 2017, em entrevista ao site da revista “Fast Company”, o criador da ferramenta, Alex Kipman, anunciou o encerramento da produção do Kinect.

Segundo o estudante de direito Arthur Brunello, apesar do acessório ser um sensor de movimentos, o Kinect não possui jogos com tanto realismo. Ouça a seguir a entrevista completa com o universitário:


Dá mesma forma que Brunello, o técnico em logística Hélio Fernando Oliveira esperava jogos mais reais e funcionais, e por isso, acredita que tenha sido esse o motivo da Microsoft parar a produção da ferramenta. Ouça a entrevista completa com Oliveira abaixo:


Jogos que fizeram sucesso e que foram um fracasso no Kinect

Nenhum comentário